Vacina de Febre Amarela
Febre amarela.
Crianças a partir de 9 meses de idade, adolescentes e adultos.
É uma vacina de vírus vivo atenuada, logo ela não é recomendada para gestantes, mulheres amamentando e pessoas com algum grau de imunossupressão (como imunodeficiências primárias ou adquiridas, incluindo medicações imunossupressoras, transplante de órgãos, câncer e pessoas que vivem com o vírus HIV).
Também é contraindicada para crianças abaixo de 6 meses de idade, pessoas com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras) e pessoas com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).
A vacinação de pessoas a partir de 60 anos deve ser evitada, a menos que haja alto risco de infecção.
Esquema de doses:
Crianças até 4 anos: duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos. A partir de 5 anos: duas doses, com intervalo de 10 anos.
Nos serviços privados de vacinação credenciadas junto à Anvisa e nas Unidades Básicas de Saúde.
Observações:
Como o Brasil é considerado endêmico para a febre amarela, alguns países só permitem a entrada de viajantes brasileiros que apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) com registro de dose aplicada no mínimo 10 dias da viagem.
Para obter o documento é necessário procurar os serviços públicos ou privados habilitados ou acessar o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para emissão online. Mais informações em Obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia ou por meio do telefone 0800-642-9782.
Quando há contraindicação para a vacinação, o médico poderá emitir o certificado de isenção da vacinação contra febre amarela com a justificativa da isenção.
Sanofi Pasteur (nome comercial: Stamaril)
Post a comment