Vacina Pentavalente Acelular (dTpa + VIP + Hib)
Difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e meningite por Haemophilus influenzae tipo B.
A vacina pentavalente acelular é uma vacina combinada e inclui em uma única aplicação as vacinas tríplice bacteriana acelular (DTPa), poliomielite inativada (VIP) e Haemophilus influenzae do tipo B (Hib).
A Vacina Pentavalente Acelular é recomendada para crianças a partir de 2 meses de idade e pode ser aplicada até os 7 anos, sempre que seja indicada cada uma das vacinas incluídas nessas combinações.
Pode substituir a Vacina Tríplice Bacteriana nas crianças, na dose de reforço entre os 4 a 6 anos de idade, nos adolescentes, adultos e gestante e é a alternativa para viajantes com destinos às áreas de risco para poliomielite.
Maiores de 7 anos.
Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias seguintes à aplicação anterior de vacina contendo componente pertussis.
Anafilaxia a qualquer componente da vacina.
Esquema de doses:
Três doses, feitas aos 2, 4, 6 meses e uma dose de reforço entre 12 e 18 meses.
Nos serviços privados de vacinação sugere-se que no lugar da vacina Pentavalente Acelular aos 2 e 6 meses seja feita a vacina Hexavalente Acelular, que confere proteção adicional contra a Hepatite B.
Nos serviços privados de vacinação.
Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para situações de exceção.
Não está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Nas Unidades Básicas de Saúde está disponível apenas a Vacina Pentavalente de Células Inteiras, que por conter células inteiras da bactéria da coqueluche causa mais reações pós-vacinais. A Vacina Pentavalente de Células Inteiras não oferece proteção contra a Poliomielite.
GSK (nome comercial: Infanrix Penta) e Sanofi (nome comercial: Pentaxim).
Post a comment