Vacina Pneumocócica Polissacarídica 23 Valente (Pneumo 23)
Doenças causadas por 23 tipos diferentes de pneumococos.
A Vacina Pneumo 23 é recomendada para todas as pessoas com mais de 60 anos e também para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos com condições de saúde que aumentam o risco para doença pneumocócica, como diabetes, cardiopatias, pneumopatias como asma/bronquite e enfisema, ausência baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão e condições de imunossupressão.
Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos sem condições de saúde associadas.
Crianças, adolescentes e adultos que apresentaram anafilaxia causada por algum componente ou dose anterior da vacina.
Esquema de doses:
Recomenda-se a vacinação combinada sequencial da Pneumo 23 com a Pneumo 13 ou Pneumo 15. Idealmente, deve-se iniciar o esquema com a aplicação de vacina pneumocócica conjugada (Pneumo 13 ou Pneumo 15), seguido de uma dose da Pneumo 23 6 a 12 meses depois da dose da vacina conjugada, e outra cinco anos após a primeira dose da Pneumo 23. Na maioria das vezes não se recomenda aplicar mais de duas doses de Pneumo 23.
Nos serviços privados de vacinação.
Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), para pessoas a partir de 2 anos de idade, adolescentes e adultos com condições de saúde especiais que as tornam propensas a ter doença grave causada pelo pneumococo.
Não está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Merck (nome comercial: Pneumovax 23).