Vacina Tetraviral (SCR-V)
Sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Crianças e adolescentes dos 12 meses aos 12 anos de idade.
ATENÇÃO: A maioria das crianças com história de reação anafilática a ovo não tem reações adversas à vacina e, mesmo quando a reação é grave, não há contraindicação ao uso da vacina tetraviral pois foi demonstrado em muitos estudos que pessoas com alergia ao ovo, mesmo aquelas com alergia grave, têm risco insignificante de reações anafiláticas com a vacina.
Adolescentes maiores de 12 anos.
Gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação, história de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.
Esquema de doses:
Para ser considerado protegido, todo indivíduo deve ter tomado duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês.
A primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade. Para crianças, após a primeira dose aos 12 meses, a segunda dose deve ser feita aos 15 meses.
Para crianças mais velhas e adolescentes até 12 anos de idade não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas, são recomendas duas doses, com intervalo mínimo de um mês entre as aplicações. Como essa vacina esta licenciada até os 12 anos de idade, Indivíduos acima dessa idade não vacinados devem receber duas doses da vacina tríplice viral e duas doses da vacina da varicela.
Indivíduos com história pregressa de sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora) são considerados imunizados contra as doenças, mas é preciso certeza do diagnóstico. Na dúvida, recomenda-se a vacinação.
Nas Unidades Básicas de Saúde esta vacina está disponibilizada gratuitamente: Para crianças em uma dose: aos 15 meses.
Na rede privada: Para crianças em duas doses: aos 12 meses e aos 15 meses. Para crianças maiores e adolescentes até 12 anos, não imunizadas, em duas doses com um intervalo mínimo de um mês entre as aplicações.
MDS e GSK.
Post a comment