Vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (dTpa)
Difteria, tétano e coqueluche.
A Vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto é recomendada para crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Atenção especial às pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da saúde.
Pessoas que apresentaram anafilaxia ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior.
Esquema de doses:
Para crianças: primeira dose de reforço entre 4 e 6 anos de idade e segunda dose de reforço, cinco anos após, referencialmente entre 9 e 11 anos de idade.
Para adultos e idosos: uma dose de reforço a cada 10 anos.
As gestantes devem receber uma dose a cada gestação a partir da 20ª semana de gestação. Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto, o mais precocemente possível.
Para crianças com mais de 3 anos, adolescentes e adultos não vacinados, com histórico vacinal desconhecido ou esquema básico contra o tétano incompleto: uma dose a qualquer momento, seguida de uma ou duas outras doses da dT (dependendo de quantas faltam para completar o esquema de três doses contra o tétano). A vacina dTpa pode substituir a vacina dT.
Nos serviços privados de vacinação para toda a faixa de licenciamento.
Nas Unidades Básicas de Saúde apenas para gestantes a partir da 20ª semana de gestação, puérperas até 45 dias após o parto e profissionais da saúde que atuam em maternidades e serviços de atendimento a recém-nascidos.
GSK (nome comercial: Refortrix) e Sanofi (nome comercial: Adacel).
Post a comment