Vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Infantil (dTpa)
Difteria, tétano e coqueluche.
A Vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Infantil é recomendada para crianças com menos de 7 anos de idade. Mesmo as que já tiveram tétano, difteria ou coqueluche devem ser imunizadas, uma vez que estas doenças não conferem proteção permanente frente a novas infecções.
Maiores de 7 anos.
Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias que se seguiram à aplicação de dose anterior de vacina contendo componente pertussis.
Anafilaxia causada por qualquer componente da vacina.
Esquema de doses:
Para a vacinação rotineira das crianças pequenas é preferível realizar a vacina Pentavalente ou Hexavalente Acelulares (serviços privados de vacinação) nas quais a DTPa é combinada com outras vacinas. Essa vacinação ocorre aos 2 meses, 4 meses, 6 meses e entre 12 e 18 meses.
Aos 4 anos a criança deve receber um reforço, que pode ser feito com a DTPa ou ainda com suas substitutas: dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) ou dTpa + VIP (tetravalente bacteriana acelular do tipo adulto combinada com poliomielite).
Nos serviços privados de vacinação.
Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para crianças com até 7 anos em situações de exceção (reações adversas graves após a aplicação da vacina DTPw (células inteiras) ou risco aumentado de eventos graves à vacina DTPw.
Não está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Nas Unidades Básicas de Saúde a vacina DTPa (vacina acelular) é substituída pela DTPw (vacina de células inteiras), incluindo nas formulações das vacinas combinadas. A diferença entre a DTPa (serviços privados de vacinação) e a DTPw (Unidades Básicas de Saúde) é que a DTPw por conter células inteiras da bactéria causadora da coqueluche causa mais reações pós-vacinais quando comparada à DTPa, bem menos reatogênica.
GSK
Post a comment