Av. Cyro Gevaerd, 101 ∙ Centro ∙ Brusque ∙ SC ∙ Anexo a Zênite Saúde

Vacina Tríplice Viral (SCR)


Vacina Tríplice Viral (SCR)

O que ela previne?

Sarampo, caxumba e rubéola.

Indicação:

A Vacina Tríplice Viral é recomendada para crianças a partir dos 12 meses, adolescentes e adultos. Em situação de risco para o sarampo — surtos ou exposição domiciliar, por exemplo – a primeira dose pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade.

Contraindicação:

História de anafilaxia após dose anterior da vacina ou a algum componente.

É uma vacina de vírus vivo atenuada, logo ela não é recomendada para gestantes, mulheres amamentando e pessoas com algum grau de imunossupressão (como imunodeficiências primárias ou adquiridas, incluindo medicações imunossupressoras, transplante de órgãos, câncer e pessoas que vivem com o vírus HIV).

A maioria das crianças com história de reação anafilática a ovo não tem reações adversas à vacina e, mesmo quando a reação é grave, não há contraindicação ao uso. Foi demonstrado, em muitos estudos, que pessoas com alergia ao ovo, mesmo aquelas com alergia grave, têm risco insignificante de reações anafiláticas. O teste cutâneo não é recomendado, pois não consegue prever se a reação acontecerá. No entanto, recomenda-se que estas crianças, por precaução, sejam vacinadas em ambiente hospitalar ou outro que ofereça condições de atendimento de anafilaxia.



Esquema de doses:

Considera-se protegido todo indivíduo que recebeu duas doses a partir dos 12 meses de idade, com intervalo mínimo de um mês entre elas.

Indivíduos com história pregressa de sarampo, caxumba e rubéola são considerados imunizados contra as doenças, mas é preciso ter certeza do diagnóstico. Na dúvida, recomenda-se a vacinação.

Para crianças: duas doses, com intervalo de 3 meses, sendo a primeira preferencialmente aos 12 meses de idade e a segunda entre 15 e 24 meses de idade, junto com a vacina da varicela, podendo ser usadas as vacinas separadas (SCR e varicela) ou a combinada (tetra viral: SCR-V).

Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas: duas doses com intervalo de um a dois meses.

Em situação de risco para o sarampo — surtos ou exposição domiciliar, por exemplo – a primeira dose pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade. Essa dose, porém, não deve ser considerada como dose válida para o cumprimento do esquema de rotina: continuam a ser necessárias duas doses a partir dos 12 meses, com intervalo mínimo de 1 mês.

Onde encontrar esta vacina:

Nos serviços privados de vacinação para todas as faixas de licenciamento.

Nas Unidades Básicas de Saúde para crianças a partir dos 12 meses até adultos de 59 anos.

Laboratório Produtor:

GSK (nome comercial: Priorix) e Merck (nome comercial: MMR).

Vacina Tríplice Viral (SCR) em Brusque

Post a comment