Vacina Tetravalente Bacteriana Acelular Tipo Adulto
Difteria, tétano, coqueluche (tosse comprida) e poliomielite.
Para crianças entre 4 e 6 anos de idade, completando o último reforço para prevenção dessas doenças na infância. Pode substituir as formulações infantis da vacina tríplice bacteriana (dTPa e suas combinações).
Adolescentes e adultos, para os reforços de seus esquemas de vacinação. Pode substituir a vacina dTpa.
Para adolescentes e adultos, pode substituir a vacina dTpa e é a alternativa para viajantes com destinos às áreas de risco para poliomielite.
Para gestantes, pode substituir a dTpa na indisponibilidade desta vacina ou quando se trata de gestante viajante para área de risco para a poliomielite.
Pessoas que apresentaram anafilaxia após uso de componentes da vacina ou dose anterior.
Esquema de doses:
Pode substituir qualquer dose de dTpa:
Para crianças a partir dos 4 anos aos 6 anos como dose de reforço.
Dose de reforço em adolescentes, adultos e idosos.
Para crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente, recomenda-se uma dose de dTpa seguida de duas ou três doses da dT.
As gestantes devem receber uma dose de dTpa, a cada gestação, a partir da 20ª semana de gestação. Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto, o mais precocemente possível.
Para crianças com mais de 3 anos, adolescentes e adultos não vacinados, com histórico vacinal desconhecido ou esquema básico contra o tétano incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento, seguida de uma ou duas outras doses da dT (dependendo de quantas faltam para completar o esquema de três doses contra o tétano). A vacina dTpa pode substituir a vacina dT.
Essa vacina não está disponível pelo SUS, há outras formulações da vacina no SUS que conferem cobertura contra essas doenças.
Na rede privada: Para crianças a partir dos 4 anos, gestantes, adolescentes e idosos. Ela também é indicada para pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde.
GSK
Post a comment